Artistas

Gladis Tridapalli

É graduada em dança pela Faculdade de Artes do Paraná (FAP). Interessada na criação/composição, improvisação e performance, aprofundou seus estudos no Estúdio Nova Dança em São Paulo, na Casa Hoffmann - Centro de estudos do movimento em Curitiba e como artista residente no Omi Internacional Arts Center em NY, no Dance Theater Workshop no 13th Annual Dancenow/NYC Festival, em NY. Interessada nos revezamentos entre criação e educação fez especialização em Dança Cênica pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) e mestrado em Dança pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). É proponente/criadora dos projetos Attraverso (edital 001/2005 de ocupação dos espaços culturais da Caixa Economica Federal), Samambaia: prima da Monalisa (bolsa Funarte de Estímulo à criação artística-coreografia), De maçãs e cigarros (edital 007/08 de Produção e Difusão em Dança da FCC – Curitiba) e Próximas Dist âncias (prêmio Funarte Klauss Vianna de Dança 2009). É colaboradora de pesquisa de diversos artístas em Curitiba. É professora e pesquisadora do Curso de Dança da FAP (Faculdade de Artes do Paraná em Curitiba), bem como, organizadora da Mostra de dança e do projeto Entrenósoutros - Dança e comunidade. É coordenadora/proponente da Entretantas produções - movimentando ideias.


Mábile Borsatto

É graduada em Dança e pós-graduada em Artes e Ensino das Artes pela Faculdade de Artes do Paraná (FAP). É produtora da Entretantas Produções - movimentando ideias. É professora e produtora de eventos artísticos no Colégio Nossa Senhora Medianeira. Participa do projeto Entrenósoutros (FAP/ Medianeira). Participou do Grupo de Dança Contemporânea da FAP e do Projeto de extensão Paredes São Janelas (FAP). É artista do  projeto de maçãs e cigarros pelo edital de Produção e Difusão em Dança da FCC de Curitiba. Foi bolsista nas categorias de
Residência e Estruturação Coreográfica pelo Edital de Pesquisa em Dança da FCC de Curitiba realizado na Casa Hoffmann, onde realizou o solo Mábile e o Móbile – Síndrome da Dúvida Absoluta, e participou de cursos com os professores Fabiana Britto, Christine Greiner, Jorge Albuquerque, Helena Bastos, Ainhoa Vidal, Mark Taylor e Sofia Neuphart.


Ronie Rodrigues

É formado em Artes Cênicas/Direção Teatral pela Faculdade de Artes do Paraná. Pesquisador em Dança Contemporânea. Atua como bailarino/pesquisador do Projeto/espetáculo De maçãs e Cigarros sob proponência de Gladis Tridapalli. Trabalha como ator na Obragem Teatro e Cia, grupo que atua na investigação da linguagem teatral contemporânea. Foi bolsista residente da Casa Hoffmann (Curitiba/PR) em 2006 e 2008, onde desenvolveu o projeto solo intitulado “De pensamentos, galos e pequenas violências”. Em 2007 é contemplado com uma bolsa de estudos para uma formação Intensiva no Cem (Centro em Movimento) em Lisboa- Portugal. É colaborador artístico do projeto Samambaia: Prima da Monalisa de Gladis tridapalli. Colaborador artístico do solo Publica de Luciana Navarro.


Jessica Candal

É Bacharel em Audiovisual pela Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo, com ênfase em direção de fotografia e roteiro. Atualmente dirige o documentário "O Espelho de AnA", financiado pela Caixa Cultural, através da Lei do Mecenato 2008. Dedicou-se à direção de fotografia e curtas-metragens em película e digital. Dentre eles destaca-se o média-metragem “Procura-se”, dirigido por Rica Saito. No diálogo com outras linguagens artísticas faz parceria com a pesquisadora corporal Gladis Tridapalli, desde 2006, atuando em três de seus projetos: Attraverso, De Maçãs e Cigarros e Próximas Distâncias. Nos anos de 2006 e 2007 foi integrante do Coletivo Fresta, que no ano de 2007 o Coletivo Fresta produziu a vídeo-instalacao “Mosaicocidade”. Nos anos de 2004 e 2005 dedicou-se especialmente à direção de arte. Dentre alguns vídeos e filmes, destaca-se a direção de arte do curta-metragem “Chorume”, dirigido por Hélio Villela. Fez assistência de direção de arte nos longas-metragem “Corpos
Celestes”, dirigido por Marcos Jorge e Fernando Severo, e no “O Corpo”, dirigido por
Rossana Foglia e Rubens Rewald. Paralelamente à produção artística Jessica Candal trabalha na área da educação. Em 2006 foi ministrante da Oficina de Vídeo-Clip realizada na Estação-USP no interior de São Paulo. Ministrou diversos workshops, e ministra oficina permanente de cinema no colégio Nossa Senhora Medianeira.


Candice Didonet

É artista e pesquisadora. Mestranda em Dança, Especialista em Estudos Contemporâneos em Dança pela UFBA e Bacharel em Comunicação das Artes do Corpo (PUC/SP). Foi bailarina da Muovere Cia de Dança Contemporânea dirigida por Jussara Miranda em Porto Alegre. Trabalhou como intérprete – criadora com a Verve Cia de Dança dirigida por Fernando Nunes em Campo Mourão (PR), apresentando-se em cidades do Brasil, da Colômbia e Espanha. Em 2009 viveu na Holanda e criou com a coordenação e parceria da artista Gladis Tridapalli o espetáculo “Próximas Distâncias” (prêmio Funarte Klauss Vianna de Dança 2008). Entre 2007-2009 trabalhou com o coletivo dinamarquês hello!earth na pesquisa de trajetos poéticos nas cidades do Rio de Janeiro, São Paulo e Copenhagen. Atualmente, desenvolve a performance adaptativa “nuvem particular” e a pesquisa artística “Estudo da materialidade das palavras”, premiada pelo Edital 2010 Novos Coreógrafos - Novas criações: Site Specific do Centro Cultural São Paulo.


 Raquel Bombieri

É graduada em Dança pela Faculdade de Artes do Paraná. É proponente, interprete e criadora da pesquisa em dança: “Contínuo: Trânsitos para Permanecer” e bailarina, do projeto “Mulheres e Canções”, de Janaina Fellini, desde 2008. Participou do “Um – Núcleo de pesquisa artística em dança da FAP”, durante os anos de 2009 e 2010, dançou no Grupo experimental Primeiro Movimento, na academia La Belle Dance e participou do Grupo de dança Equilíbrio. É formada em Ballet Clássico pela escola “Ballet Pequeno Cisne” (São Lourenço do Oeste- SC) e cursou a Escola de Dança Teatro Guaíra. Em 2010, publicou o artigo intitulado "A Permanência sob o olhar da continuidade". Participou de cursos em diversos Festivais e Mostras de Dança, na Casa Hoffmann – Centro de estudos do movimento e na PIP – Pesquisa em dança, com professores como: Nathalie Pubellier, Ana Carolina Mundin, Airton Rodrigues, Ana Alonso, Lenira Rengel, Fernando Aleixo e Luciana Ponso.


Ludmila Veloso

É graduada em Dança pela Faculdade de Artes do Paraná. É intérprete e criadora do trabalho artístico O Corpo em Prontidão: Um convite à escuta. Participa do Projeto Entrenósoutros(FAP/Bairro Novo) desde agosto de 2008. Participou do Um- Núcleo de Pesquisa Artística em Dança da Faculdade de Artes do Paraná de 2009 à 2010, sendo intérprete e criadora dos trabalhos “E Assim por diante..” e “Uma Pausa – Mostra de Idéias”. Publicou, nos anos de 2009 e 2010, dois artigos denominados “Educação em dança:espaços entrelaçados” e “O Corpo em Prontidão: Um convite à escuta”. No decorrer dos anos de 2008, 2009 e 2010 participou de cursos com as professoras Ana Alonso, Luciana Gandolfo, Jussara Miller, Claudia Damasio,Lu Brittes, Lenira Rengel,Helena Bastos, Nathalie Pubellier e Margô de Assis.


                                                                   
Erika Mitiko 

É formada em arquitetura e urbanismo pela UFPR em 1994. Trabalhou como iluminadora, cenógrafa, criação e operação de luz no evento MEDIARTE 2007/2008/2009/2010 – evento de final do ano das turmas de dança e de teatro do Colégio Medianeira, também fez a iluminação do SHOW DA BANDA FOLE HARMÔNICO. Criou os cenários das peças de teatro dentro de Curitiba e em demais cidades o Brasil, trabalhando assim com artistas de dança, teatro e musica. Assistências de iluminação de Nadja Naira em montagens do Teatro Guaíra: ritmove / G2 - alice no brasil das maravilhas / EDTG - solilóquio (preciso escrever uma carta...) / G2 verchwindend kleine welt. Apresentações fora de Curitiba da peça daqui a duzentos anos – direção de Márcio Abreu - Festival de São José do Rio Preto, Festival de Inverno do Rio de Janeiro, temporadas no Sesc Belenzinho, Sesc Copacabana, Sesc’s do interior do Rio de Janeiro e de São Paulo, Teatro da Caixa Econômica em Brasília. Fez a criação e operação de luz no projeto Próximas Distâncias contemplado e realizado pelo edital Funarte Klauss Vianna, em 2008, no projeto Samambaia: prima da Monalisa contemplado pela bolsa Funarte de Estímulo à criação artística-coreografia e no projeto De maçãs e cigarros – entre vontades e boicotes contemplado e realizado pelo edita de Produção e Difusão em Dança da Fundação Cultural de Curitiba.

Seguidores